sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Perfect Sense – 2010. Dirigido por David Mackenzie



Nossos sentidos são portais? Portais para o quê?

Ora eles nos conduzem a estados de consciência alterados, ora eles nos distraem, nos fazendo perder o bafo mais quente e úmido da vida. Os sentidos podem ser como um mantra nos conduzindo a estados meditativos. Por exemplo, ao colocarmos plena atenção num som da natureza temos a possibilidade de, gradativamente, aquietar nossa mente, e escorregarmos para o salão secreto do nosso inconsciente, ou a integração serena com a natureza (a nossa natureza).

Infelizmente, quase sempre, e ao longo de toda a vida, eles são instrumentos de distração.  Usamos nossa audição, por exemplo, para escutar todo tipo de ruído externo, porém, muito pouco para a percepção dos nossos ruídos internos, nossas próprias falas desconexas e desalinhadas, muito pouco para detectar nossas incoerências (Veja, longe de fazer um julgamento sobre a incoerência. Alguns dirão, “Sou incoerente. Não tenho compromisso com a coerência”. Ok. Tudo bem. Mas você sabe identificá-las? Já farejou sobre o teor de suas incoerências? Elas dizem muito sobre você! E se você, na maior parte do tempo, não se sente pleno, sinto dizer, mas é sadio que você as dissolva, para o seu próprio bem.).

O que dizer da visão?! Como ela nos incentiva à grande cilada do julgamento! Vejo, logo julgo.

E por aí vamos... Um sem fim.

O filme Sentidos do amor, toca nessa questão. Narra uma pandemia, onde os humanos vão, gradativamente, perdendo seus sentidos: olfato, paladar, audição e, finalmente, a visão.

Mas perder um, dois, três sentidos, não é suficiente para o despertar em relação ao “piloto automático” que a humanidade vive, porque eis que se apresenta uma outra habilidade humana, também muito mal compreendida, sua capacidade de ADAPTAÇÃO. Uma adaptação muito mais identificada com a acomodação do que com a resiliência. É dizer: perco o olfato, mas... Que diferença faz? O uso que faço dele é tão raso, que não me faz tanta falta. Reservo tão pouco tempo para me deliciar com o perfume que exala do jardim que cruzo semanalmente, da comida que me sirvo diariamente, da pele da pessoa amada que adormece todas as noites ao meu lado.

Logo perco o paladar, e novamente, da perspectiva supérflua de sua apropriação, é questão de tempo para que eu nem me lembre que um dia, remoto, saboreei a rosquinha frita da vovó quando chegava, criança faminta, do clube; que o sabor do primeiro beijo foi um pouco estranho e inesperado; que a água com ervas desceu refrescante e harmônica com o menu servido no almoço.

Em seguida, perdemos a audição. Deixamos de escutar o outro; agora literalmente!

Não sei exatamente quando a “ficha” da humanidade começa a cair, mas nesse ponto do filme (da não escuta), começamos a farejar, de forma mais evidente, onde isso tudo vai dar. E é num lapso de tempo muito curto, entre o não escutar e a espreita da escuridão (perderemos a visão) que nos damos conta de um sentido sutil, imaterial, que me liga ao outro. Um sentido sublime, que pode ser a fusão de todos estes sentidos, potencializados. Nesse limite entre a terra firme e o abismo, experimentamos um Encontro, a totalidade do nosso ser.

Parece que é na falta, no vazio, que reconhecemos o todo que somos.

Os personagens principais do filme, correm desesperadamente, para aquela última chance de um abraço sob a luz da visão – metáfora incrível do nosso mergulho no Todo.

“São os teus braços, dentro dos meus braços. Via Láctea fechando o infinito” - Florbela Espanca

----


“Sentidos do Amor” é uma produção britânica, vencedora no Ediburgh Film Festival

2 comentários:

  1. Estimada Vanessa, sei da qualidade da sua escrita e das suas percepções, a tirar pelas resenhas anteriores aqui mesmo postadas, mas desta feita você superou o seu próprio padrão, foi além, foi profunda sendo concisa, foi sutil sendo incisiva. Muito impactante o seu texto sobre o filme Perfect Sense. Rendo-lhe, pois, elogios e a minha homenagem!
    E, claro, irei oportunamente replicar a resenha no meu blog, como já o fiz em ocasiões passadas.
    Continue a nos presentear com essas suas belas críticas cinematográficas.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dattoli! Bom tê-lo por aqui novamente. Melhor ainda saber que gostou e se sentiu motivado a assistir a obra. O filme se encontra no Netflix. Talvez valha a pena divulgar essa informação (de acesso ao filme) em seu blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir